Quinta, 27 de julho de 2017

Conceito de Fiscalização

O Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, é uma autarquia federal da administração indireta, criada pelo Decreto Lei nº 9295/46, de 27 de maio de 1946, publicado no Diário Oficial da União em, 28/05/46, alterado pela Lei 12.249, de 11 de junho de 2010, com a finalidade de registrar os profissionais da contabilidade, os técnicos em contabilidade e contadores (Bacharéis em Ciências Contábeis), dando-lhes a competente habilitação; e fiscalizar o exercício da profissão contábil, verificando e analisando os trabalhos que os contabilistas executam, tais como: balanços patrimoniais, declarações de pró-labore e a contabilidade de todas as empresas, inclusive as microempresas e as entidades sem fins lucrativos, observando se estas mantêm escrita regular.

De importante, mais ainda, o CRCRO, também como decorrência legislativa-federal, investe-se de autoridade para julgar administrativamente no aspecto disciplinar como ético, todos contabilistas que entrem em confronto com as normas pertinentes e, de mesma forma, representar às autoridades policiais, judiciais e de outras áreas de administração quanto fatos que não sejam de sua alçada de decisão.

Com a fiscalização, garantimos aos profissionais habilitados o direito de participação em um campo amplo de trabalho, cujo mercado é incomensurável. Buscamos oferecer também o desenvolvimento tecnológico e científico, no sentido do aperfeiçoamento técnico e profissional, ensejando assim, oferecer à sociedade o máximo de qualidade e segurança nos serviços prestados.

Vale destacar que os trabalhos desenvolvidos pela fiscalização visam também diminuir as infrações cometidas pelos contabilistas; melhorar os serviços prestados pelos escritórios de contabilidade; esclarecer o empresário da importância de utilizar a contabilidade como um sistema de informação para seu negócio e que os contabilistas fixem honorários de forma justa e compatível com sua responsabilidade.

Na fiscalização Orientativa, consiste em sua plenitude, na observância da aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade e os Princípios Fundamentais, O CRC/RO por meio da Câmara de Desenvolvimento Profissional elabora anualmente o calendário de cursos, mesa redonda, encontros, fóruns com os mais variados temas.